Conheça as cidades com festas de Carnaval mais famosas do mundo


O Brasil é considerado o país do Carnaval, no entanto, não é só aqui que se cai na festa antes da quaresma. Muitos outros lugares do mundo possuem folias carnavalescas, conheça alguns lugares que possuem ótimas festas pelo mundo e também pelo Brasil.
Olinda, Brasil: Na cidade pernambucana de Olinda, foliões pulam Carnaval com trajes típicos do frevo. Os cinco dias de festa, que começam com o típico desfile de bonecos gigantes conhecidos como mamulengos (os bonecos de Olinda), oferecem diversos blocos de rua, como o Sala de Justiça e o Bacalhau do Batata, que fecha o Carnaval na 


Quarta-feira de Cinzas. E para quem ainda quiser curtir um carnaval mais metropolitano, pode-se deslocar até Recife que está a poucos quilômetros de distância.
Basileia, Suíça: Conhecido como Fasnacht, o carnaval suíço alcança uma de suas maiores expressões na Basileia. Ele tem início na segunda-feira que antecede a Quarta-feira de Cinzas, por volta das quatro horas da madrugada com o chamado Morgestraich. É nessa hora que se apagam todas as luzes e vários grupos fantasiados desfilam com lanternas pelo centro da cidade enquanto tocam músicas carnavalescas em flautas e tambores.


Barranquilla, Colômbia: Durante o Carnaval na cidade colombiana, é possível apreciar uma série de eventos típicos e shows. Nos desfiles, por exemplo, são apresentadas danças e ritmos folclóricos como cúmbia, pito, gaita, salsa, fandango, mapalé e merecumbé. Declarado pela Unesco como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, o evento tem seu clímax no sábado anterior à quaresma, com a Batalha das Flores.
Colônia, Alemanha: Os alemães começam as festas de carnaval bem antes, em Colônia, por exemplo, as festas começam nada menos que em novembro – mais especificamente às 11h11 do dia 11 de novembro (11º mês do ano) e vai até a Quarta-feira de Cinzas. Comemorando em pleno inverno, marca o que os alemães chamam de a “quinta estação do ano”.


Salvador, Brasil: Sempre é dito que na Bahia é Carnaval o ano todo. Mas é nos dias que antecedem à quaresma que Salvador alcança o topo da folia. Em ritmo de axé e muita batucada, foliões com ou sem abadá (camiseta que identifica os blocos) se divertem acompanhando os animados e famosos trios elétricos. Uma coisa muito interessante é que aquele que não garantiu seu abadá e nem comprou ingresso para os camarotes ganha o apelido de “pipoca” e pula sem a proteção dos cordões de isolamento.



Nova Orleans, Estados Unidos: É nessa cidade que acontece o Carnaval mais famoso dos Estados Unidos: o Mardi Gras, ou Terça-feira Gorda. A festa se assemelha a que é celebrada no Brasil, com desfiles de blocos, carros alegóricos e gente fantasiada. Nessa festa encontra-se uma característica muito particular, no Mardi Gras tem-se o costume de distribuir colares de contas coloridos, símbolos da festa, para quem mostrar os seios.
Veneza, Itália: É no período do Carnaval que Veneza recebe o maior número de turistas. E também é quando a cidade italiana, conhecida como a Rainha do Adriático, ganha aquele aspecto de baile de máscaras a céu aberto.


Rio de Janeiro, Brasil: Com certeza, essa é a cidade com o carnaval mais famoso do mundo! Quando o assunto é Carnaval, nenhuma cidade do mundo é capaz de atrair mais atenção que o Rio de Janeiro, onde a folia já começa logo após a virada do ano. Na capital carioca, a graça é pular e entoar marchinhas atrás dos famosos bloquinhos de rua, todos regados a muito confete e serpentina. Outro ponto, e de maior grau de importância que atrai turistas dos quatro cantos do planeta é assistir ao desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.