Incompatibilidade sanguínea o que pode causar


Quando uma mulher descobre que esta grávida ela tem uma grande quantidade de cuidado que ela deve tomar para que tenha uma gravidez completamente saudável, garantindo a saúde dela mesma e também do seu bebê. Isso mostra a grande importância dos exames pré-natais, sendo que uma das coisas que mais podem afligir os pais é a incompatibilidade sanguínea, que pode trazer tanto danos para o bebê como para a mãe em questão.

Assim no momento em que se inicia o acompanhamento pré-natal o mais indicado é que se faça os exames assim que pedido. Entre todos os exames que ele pode pedir é o teste que inclui a tipagem sanguíneo e o fator Rh da mãe e do pai do bebê. Desta forma o medico terá a capacidade de avaliar o risco de uma possível incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o feto. Essa avaliação pode prevenir uma grande quantidade de problemas que podem afetar o desenvolvimento do bebê como também trazer algumas conseqüências para a mãe que podem ser fatais.

Entres os mais variados teste que podem ter entre a mãe e o bebê de compatibilidade é a dos sistema ABO, que é a manifestado quando o sangue da mãe é diferente do sangue do pai, isso independente do fator Rh. Porem essa não é uma coisa de se preocupar, por conta de que esse tipo de diferença sanguínea costuma apresentar apenas icterícia no bebe, o famoso amarelão que todos nos conhecemos e que já possui um tratamento adequado, como a fototerapia ou exposições moderadas ao sol.

Já quando se trata de ter um fato Rh diferente, é uma preocupação maior, onde muitas vezes o bebê pode ter um Rh positivo e a mão com um Rh negativo, sendo que esta diferença pode trazer uma complicação mais grave por conta da manifestação da doença hemolítica do recém-nascido ou eritroblastose fetal. Nesta doença o bebe pode chegar a falecer durante a gestação ou mesmo após o nascimento, por conta de que a doença resulta em uma anemia muito profunda, provocando uma grave icterícia no bebê, sem mencionar em surdez e paralisia cerebral. Porem com um bom acompanhamento pré-natal, as maiores conseqüências podem ser evitadas e também sempre deve ser procurado a ajuda de um especialista.