Transformar Quarto em Estúdio


Todo o musico sonha ter um estúdio, mas nem sempre isso é possível. Algumas pessoas não tem um poder aquisitivo grande e para ter um estúdio precisa-se de equipamentos e espeço. Uma pessoa que monta um estúdio vai gastar bastante dinheiro, pois terá que alugar um local, decorá-lo e comprar equipamentos. Isso, como pode ver, não ficará tão barato e não é tão simples assim. Podemos transformar nosso quarto em estúdio, mas do que precisamos para que isso possa se tornar realidade? Antes de tudo, temos que saber quais os equipamentos serão usados para montar o estúdio.  

Equipamento para um Estúdio

Temos que escolher o equipamento adequado como placa de som, monitores e controladoras de MIDI, programas adequados para que possamos começar. Como todos sabem tendo um computador ou mesmo um notebook, fazer download de um programa que grave MIDI e podemos fazer gravações diretamente para seu computador, porém precisamos demais para transformar nosso quarto em um estúdio. Começar de vagar é a melhor coisa a fazer, para que possamos fazer o melhor estúdio e com tempo melhorando todos os equipamentos. Estamos falando antes de tudo em equipamentos eletrônicos ainda sim temos um passo grande, com instrumentos e outros detalhes. A placa de vídeo do computador tem que, no mínimo, ser off-board, isso é importante por ter a possibilidade de escolher uma placa boa, em que vai servir de capturar o sons. Essa placa serve para gravar o som com qualidade, por isso podemos ter uma placa de vídeo com mais ou menos 2 a 4 entradas. A Controladora MIDI é um teclado que não precisa ser tão grande, um teclado com 2 oitavas já está ótimo para o início. Com tempo podemos ter um teclado maiores e mais equipamentos.

Com isso já teria o básico para começar seu estúdio em casa e fazer de seu quarto um ambiente quase que profissional. Com o tempo podemos transformar e melhorar esse ambiente e ter acesso a várias tecnologias que estão no mercado. Essa tecnologia vem crescendo em nosso mercado trazendo melhorias estimáveis para todos. As mesas profissionais têm até 10 canais, com o tempo podemos ter uma mesa assim, mas é com calma que vamos transformando e renovando nosso pequeno estúdio. Depois de montado apreender a mexer com todos os programas e aparelhos e começar as gravações. O importante é que sabemos que não precisamos ser um exímio musicista para termos um estúdio em casa, então montar um não é complicadas, mãos a obra!