O anticoncepcional é muito indicado como método contraceptivo, por conta de que ele ajuda a evitar uma gravidez não desejada e também é de fácil acesso para as mulheres e não tem um custo muito alto, fazendo então com que todas possam fazer o seu uso. Hoje em dia é um método muito mais usado pelas mulheres, porem ele não é indicado para mulheres que não conseguem tomar esse comprimido com uma certa freqüência, assim dando uma grande alteração em seu resultado.
Para que tenha uma noção dos benefícios esse tipo de remédio pode superar uma grande quantidade de riscos quando analisados os seus benefícios, sendo que segundo alguns estudos realizados este medicamento pode ajudar na prevenção contra o câncer de ovário e endométrio, doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica, doença benigna da mama e anemia por falta de ferro.
Mesmo sendo algo que serve pra ajudar as mulheres deve se tomar alguns cuidados, sendo que mesmo que se faça o uso de anticoncepcional ele deve ser usado juntamente com a camisinha, para que se possa prevenir doenças sexualmente transmissíveis que vem tendo a cada dia mais um grande aumento. O uso de outros medicamentos como antibióticos, barbitúricos e anticonvulsivantes pode interferir o efeito do mesmo, sendo que para este tipo de coisa é muito importante tomar cuidado e se informar com um medico sobre os riscos.
Para dar inicio no uso deste remédio é muito bom que antes de tudo se consulte com um ginecologista de sua confiança para que ele veja qual pode ser mais indicado para você, sendo que muitas vezes pode acabar tendo que fazer alguns testes para ver qual melhor vai se adequar ao seu organismo. Já para adolescentes que ainda não tem uma vida sexual ativa ele pode ajudar na redução de pelos, espinhas e também no tratamento de doenças como a Síndrome do Ovário Policistico.