Benefícios Previdência Social


Para quem não conhece a Previdência Social é interessante conhecer, pois através dela todos os cidadãos possuem muitos benefícios. Muitas pessoas não procuram por estes direitos e acabam os perdendo. A Previdência Social é um seguro que confere vantagens para o contribuinte como é o caso de auxílios, casos de acidente, doença, velhice, morte e outros. Para ter estes benefícios oferecidos é preciso se cadastrar e contribuir todos os meses. Existem modos de você se cadastrar podendo ser como empregado doméstico, contribuinte individual, segurado especial ou facultativo. Este serviço de cadastro é feito pelo site. No cadastro você precisará apenas de CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Carteira de Identidade.

As vantagens de você fazer a inscrição como contribuinte são:

Aposentadorias – Você precisa contribuir 180 meses da sua vida para ter direito a vantagem, sem contar na idade mínima para homens e mulheres para pedir a aposentadoria. Com isso você confere uma aposentadoria para o resto da vida com direito a pensão após ao óbito. Quanto maior a sua contribuição maior é o valor de sua aposentadoria. Isso para aposentar por idade (urbano). Há ainda por idade (rural), por tempo de contribuição, por invalidez (urbano e rural).

Auxílios – É possível ter auxílio doença (rural e urbano), por acidente (rural e urbano), por reclusão (rural e urbano). Para cada um dos auxílios é preciso estar inscrito na Previdência Social, caso contrário não tem direito a nada.

Pensão – Pensão por morte (rural e urbano).

Salário Maternidade – Tanto para rural quanto urbano. Oferece a mãe muito mais qualidade de vida enquanto o seu filho está em fase de crescimento.


Estes são alguns dos benefícios e vantagens de contribuir com a Previdência mensalmente. A grande maioria já contribui com isso e é muito importante para principalmente a saúde enquanto novo, adulto ou quem está na terceira idade. Fazendo isso faz com que tenha uma aposentadoria muito mais tranquila.