dificuldades na cozinha


Geração mais jovem tem mais dificuldades

Os resultados do estudo com a duraçãode dois anos de Vidgen, que observou as habilidades na cozinha de pessoas entre 16 e 26 anos, apontam que a chamada “epidemia de obesidade” e o sobrepeso observado nas novas gerações podem ter relação direta com a falha, por parte dos pais, de ensinar a seus filhos noções mínimas de como preparar suas próprias refeições.

A pesquisadora aponta que durante o estudo chegou a acompanhar jovens mães que não sabiam como era preparada as comidas de seus bebês, optando unicamente por alimentos industrializados. Isso era influenciado pelo fato de que elas mesmas sempre teriam comido refeições prontas, muitas vezes entregues na porta de casa, ou ainda por hábitos como “comer enquanto anda”.

Por conta disso teriam desenvolvido dificuldades de relacionar refeição e ambientação livre de estresse ou mesmo rituais relacionados à alimentação – como sentar à mesa, em família ou mesmo sozinho, em horários mais ou menos determinados, e observando a distância de outros afazeres.

O número de pessoas com sobrepeso e obesas no mundo todo vem aumentando a cada ano e a pesquisa pode ajudar a entender que esse problema é claramente multifatorial, e que passa por hábitos aprendidos dentro de casa.