Funções da vitamina B6



Sendo conhecida vulgarmente como vitamina B6, a piridoxina é um dos nutrientes essenciais para o funcionamento adequado do organismo, sendo que ela ajuda a equilibrar o sistema nervoso, hetamatologico e dermatológico. Sendo assim é sempre muito importante que a gente consiga manter os níveis dessas substancias, por conta de que tanto o excesso como a sua escassez pode trazer alguns sintomas.

Entre todas as suas funções a piridoxina se destaca pela importância no metabolismo das proteínas e gorduras, também tem uma atuação efetiva na formação da hemoglobina, que nada mais é do que uma importante proteína presente nas células do sangue e também responsável pela troca de gases dos sangue para os tecidos. Também ajuda na degeneração da homocisteina, que nada mais é do que uma substancia que em níveis elevados ela pode facilitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Porem a vitamina B6 tem muito mais benefícios  sempre ajudando a manter a nossa saúde em dia. Entre os benefícios podemos encontrar:

- Maior facilidade de metabolização de proteínas e gorduras;
- Formação eficiente de hemoglobina;
- Prevenção da retenção de líquidos;
- Diminuição do risco de desenvolver doenças cardíacas;
- Controle dos níveis pressóricos;
- Equilíbrio dos níveis de colesterol;
- Prevenção de doenças reumáticas.

Essa vitamina é muito comum nos alimentos, por conta de que desta forma pode ser mais fácil da gente ter acesso. Tem alimentos que estão sempre na alimentação do nosso dia a dia e que a gente nem imagina que estamos ingerindo esta vitamina. Então para que tenha uma noção das fontes de vitamina B6, de uma olhada logo a baixo.

- Peixes como salmão e atum;
- Batata;
- Arroz;
- Gérmen de trigo;
- Ervilha;
- Peito de frango;
- Frutas como banana e melancia;
- Soja;
- Espinafre;
- Semente de girassol.

Então como pode ver não é nada complicado com que você tenha acesso a reposição desta vitamina, sendo assim procure sempre manter uma alimentação mais saudável para que possa evitar os riscos de ter falta ou excesso de vitamina B6 no organismo.